Após derrota para Lula, Bolsonaro toma decisão e notícia é dada: ‘autorizou’

Ciro Nogueira informou que Jair Bolsonaro deu aval para início do processo de transição.

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro (PL) demorou mais de 40 horas, mas falou sobre a derrota nas eleições de domingo. O atual presidente não citou o nome de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato eleito, e agradeceu pelos 58 milhões de votos que recebeu. O concorrente recebeu dois milhões a mais e foi eleito.

PUBLICIDADE

As declarações de Bolsonaro deixam claro que ele aceitou o resultado das urnas e não tomará nenhuma medida no sentido contrário. Havia temor de que ele pudesse colocar em dúvida o sistema eleitoral e tentasse atrapalhar a posse de Lula.

Ciro Nogueira será o responsável pela transição

Bolsonaro discursou por pouco mais de dois minutos e saiu do recinto sem falar com a imprensa. Ciro Nogueira, ministro chefe da Casa Civil, também se pronunciou. “O presidente Jair Bolsonaro autorizou, quando for provocado, com base na lei, a iniciarmos o processo de transição”, afirmou.

O ministro disse ainda que conversou com Gleisei Hoffmann, presidente do PT, e foi informado de que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, será o responsável pela transição. A autorização dada por Bolsonaro não deixa qualquer dúvida sobre a aceitação da derrota.

Transição será iniciada para que Lula assuma a presidência em janeiro

Jair Bolsonaro autorizou o início da transição e este é o primeiro passo para que Lula assuma a presidência do Brasil no dia 1º de janeiro. O atual presidente encerra o mandato no dia 31 de dezembro. Tradicionalmente, o presidente eleito recebe a faixa de seu antecessor. Bolsonaro não confirmou se estará presente para entregar a faixa para Lula.

PUBLICIDADE