PT informa se Bolsonaro telefonou para Lula para parabenizar o presidente eleito

Candidato derrotado ligar para o vitorioso é algo tradicional na disputa presidencial.

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro (PL) se manifestou pela primeira vez após ter sido derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial. No segundo turno, disputado no domingo (30), Bolsonaro recebeu 58 milhões de votos, dois milhões a menos que o concorrente.

PUBLICIDADE

A eleição presidencial de 2022 foi muito disputada e Lula foi declarado vencedor quando 98,81% das urnas estavam apuradas. Naquele momento, o TSE anunciou a vitória do candidato petista já que o candidato PL não poderia mais alcançar o número de votos.

Bolsonaro faz pronunciamento

Jair Bolsonaro falou pela primeira vez depois de não conseguir se reeleger. Pela primeira desde que a reeleição foi instituída, o presidente não consegue se reeleger. Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Roussef tiveram um segundo mandato presidencial.

No discurso, Bolsonaro foi breve, não citou o nome de Lula, agradeceu os 58 milhões de votos e terminou com um “muito obrigado”. Bolsonaro terá mais 60 dias à frente do Executivo. Lula assume a presidência no dia 1º de janeiro e terá mandato até 4 de janeiro de 2027. Lula será presidente pela terceira vez.  

PT diz que Bolsonaro não telefonou para Lula

Existe uma tradição na eleição. O candidato derrotado pega o telefone e liga para o candidato vencedor para dar os parabéns. Fernando Haddad (PT), derrotado por Bolsonaro em 2018, tomou esta atitude. Bolsonaro, neste ano, não fez o mesmo. O PT informou que até a tarde desta terça-feira, Bolsonaro ainda não havia telefone para Lula para parabenizar o petista pela vitória.

PUBLICIDADE