Falece Papa Emérito Bento XVI, aos 95 anos, após anúncio de piora no estado de saúde

Papa Emérito Bento XVI falece aos 95 anos, após Papa Francisco pedir orações por sua saúde.

PUBLICIDADE

Faleceu neste sábado (31) o Papa Emérito Bento XVI, aos 95 anos, no Vaticano. O óbito aconteceu depois de o Papa Francisco pedir, na quarta-feira (28), orações para o religioso ao dizer que ele estava “muito doente”. Até o momento, o motivo não foi divulgado para a imprensa.

PUBLICIDADE

A saúde de Bento XVI agravou no Natal, ao apresentar problemas respiratórios. A piora aconteceu durante a semana, e o Vaticano chegou a emitir um comunicado, informando o seu estado de saúde pelo gesto do Papa Francisco.

Morre Papa Bento XVI

Anteriormente ao óbito do Papa Bento XVI, o Papa Francisco disse que o religioso estava muito doente e pediu que o “Senhor que o console” e também o apoie, nesse testemunho que tem de amor para a Igreja “até o fim”.

Apesar desse primeiro comunicado, o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, tinha afirmado que a situação estava sob controle, tendo um acompanhamento médico permanente para ele. Nos últimos anos, houve outros episódios de piora do estado de saúde de Bento XVI.

Papa Francisco visitou Bento XVI antes do óbito

Depois de ter participado da audiência geral, onde comunicou o estado de saúde do Papa Bento XVI, o Papa Francisco foi para Mater Ecclesiae, mosteiro em que se encontrava o papa emérito, para fazer o que seria uma “visita de despedida”.

PUBLICIDADE

Desde que renunciou o cargo, em 2013, Joseph Ratzinger mora nos Jardins do Vaticano, em companhia de uma equipe que o ajuda em seu dia a dia. Nesse tempo, ele continuou a receber visitas e a sua última aparição ao público aconteceu no dia 1º de dezembro, quando houve a entrega de um prêmio de uma fundação que tem o seu nome.