Papa Francisco pede orações para Bento XVI; ele está muito doente e sofreu piora repentina

Papa Emérito Bento XVI está com 95 anos e continuou no Vaticano desde que renunciou.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (28), o Papa Francisco pediu aos fiéis orações para o ex-papa Bento XVI. O líder máximo da Igreja Católica falou que o religioso está “muito doente”. Quem confirmou o estado de saúde do Papa Emérito foi o próprio Vaticano.

PUBLICIDADE

No comunicado, há a informação de que Bento XVI teve uma “piora repentina” da sua saúde nas últimas horas. Além disso, também foi informado que a condição dele está “sob controle”, onde tem recebido atenção médica a todo tempo.

Papa Francisco pede orações a Bento XVI

Inicialmente, Papa Francisco diz que gostaria de pedir para que todos façam uma oração ao Papa Emérito. Ele emenda dizendo que, no silêncio, ele sustenta a Igreja e que está muito doente. Ao final, pede “ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor à Igreja, até o fim”. Essa fala do líder católico foi em italiano.

Trajetória do Papa Bento XVI

O Papa Emérito Bento XVI, se tornou o primeiro da Igreja Católica a renunciar ao cargo em cerca de 600 anos. Desde então, ele continua residindo no Vaticano. Algumas pessoas que o viram nas últimas semanas disseram que seu corpo estava aparentando fragilidade, mas que a mente estava bem afiada.

Atualmente com 95 anos, foi o primeiro papa da Alemanha em mil anos, sendo eleito em 19 de abril de 2005. A sua eleição ocorreu para suceder João Paulo II, o popular papa que esteve no cargo por 27 anos.

PUBLICIDADE

Antes de se tornar o Papa Bento XVI, ainda como cardeal Joseph Ratzinger atuou por cerca de 25 anos na Congregação para a Doutrina da Fé, sendo o poderoso chefe dessa repartição. Sempre se manteve ativo na escrita e dominava seis idiomas, além de ter um breve conhecimento do português.