Aos 85 anos, decisão do Papa Francisco é comunicada aos fiéis, direto do Vaticano

Religioso está preparando momento em que não poderá mais assumir o título de Papa. No Vaticano, ele dará posse a 20 novos cardeais.

PUBLICIDADE

O maior líder da Igreja Católica Apostólica Romana, o Papa Francisco, irá realizar uma cerimônia de posse para 20 novos cardeais no próximo sábado (27/08). O momento é uma preparação para sua sucessão, que pode ocorrer em algum momento inesperado ou até mesmo por decisão do próprio Papa Francisco. Dos 20 cardeais empossados, 16 deles terão direito a voto no conclave para eleger quem deverá substituir Francisco, no futuro.

PUBLICIDADE

Atualmente, Papa Francisco tem 85 anos de idade e passou por alguns problemas de saúde que preocupam seus fiéis. Em maio deste ano, ele apareceu em uma cadeira de rodas e tem dificuldade de locomoção devido ao seu joelho e também por ter realizado uma cirurgia no cólon.

A posse dos novos cardeais ocorrerá às 11h, no horário de Brasília. No Vaticano, será às 16h. A cerimônia será celebrada em um dos locais mais sagrados da religião católica, a basílica de São Pedro, no menor país do mundo, o Vaticano.

Com problemas de saúde, Papa Francisco convoca cardeais para posse

A decisão de reunir os religiosos provocou uma onda de boatos em torno do verdadeiro estado de saúde do Papa Francisco, que está em uma idade avançada. Em julho, quando fazia uma viagem no Canadá, Francisco não negou que poderia renunciar ao cargo, quando foi questionado por jornalistas. 

“Mudar de papa não seria uma catástrofe. Não pensei nesta possibilidade, mas isto não quer dizer que depois de amanhã não vou pensar. A porta está aberta”, disse ele para os repórteres.

PUBLICIDADE

Ao convocar e dar posse novos cardeais, o Papa Francisco incluirá novos sucessores em uma lista. De acordo com o site G1, a expectativa é de que essas pessoas sejam alinhadas com o pensamento do atual papa de serem mais abertos às mudanças do mundo.