Padre querido falece e deixa comunidade católica abalada; causa do óbito foi divulgada

O religioso era uma pessoa muito querida pelos fiéis da igreja católica.

PUBLICIDADE

Um padre muito querido pelos fiéis católicos morreu nesta última segunda-feira, 12 de dezembro, em Cachoeira Paulista, estado de São Paulo. Monsenhor Jonas Abib perdeu a vida, aos 85 anos, e era fundador da Comunidade Católica Canção Nova. A assessoria de imprensa da comunicada confirmou a informação.

PUBLICIDADE

Segundo informação da Canção Nova, a causa do falecimento de Jonas Abib foi disfagia motora, insuficiência respiratória e broncoaspiração. O religioso tinha deixado o hospital na última quinta-feira, 8 de dezembro, após ter ficado internado por um mês para tratar uma pneumonia. O padre também estava fazendo tratamento contra um mieloma desde o ano passado.

Velório de Jonas Abib

O velório do religioso teve início no começo desta terça-feira (13) e vai ter duração de três dias. A cerimônia fúnebre está sendo realizada no Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista, São Paulo. O falecimento do religioso ganhou grande repercussão nas redes sociais e abalou a comunidade católica.

Várias comunidades religiosas fizeram questão de se manifestar sobre a perda de um dos líderes religiosos de grande importância. Entre eles a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que compartilhou uma postagem para lamentar a perda do fundador da Canção Nova.

PUBLICIDADE

Trajetória de Jonas Abib

O religioso nasceu no dia 21 de dezembro na cidade de Elias Fausto, interior paulista. A ordenação como sacerdote aconteceu no ano de 1964. Ele fez um trabalho voltado para evangelização do público jovem nessa época. No início da década de 70, Jonas Abib conheceu o movimento da Renovação Carismática Católica que foi um grande marco em seu ministério.

A comunidade Canção Nova foi fundada pelo religioso no ano de 1978. O objetivo era fazer a evangelização através dos meios de comunicação social. Hoje em dia, a comunidade é reconhecida pelo Vaticano como uma Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício. Isso quer dizer que o trabalho feito não é apenas local, mas da Igreja no mundo interior.