Padre fundador da Canção Nova falece de insuficiência respiratória por broncoaspiração; sintomas e tratamento

Fundador da Comunidade Católica Canção Nova faleceu aos 85 anos por insuficiência respiratória.

PUBLICIDADE

Faleceu na noite desta última segunda-feira (12) o padre Jonas Abib, que fundou a Comunidade Católica Canção Nova. O monsenhor foi a óbito aos 85 anos em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo.

PUBLICIDADE

Segundo repassado pela assessoria da comunidade, a causa do óbito do religioso foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora. Após ficar internado por pneumonia, ele teve alta no último dia 8, seguindo ainda um tratamento de quimioterapia de um mieloma.

Monsenhor fundador da Canção Nova

O padre José Abib foi um importante líder religioso brasileiro, sendo o fundador de uma das maiores comunidades católicas no Brasil, a Canção Nova. A fundação aconteceu em 1978, tendo como missão evangelizar através de comunicação social.

Insuficiência respiratória e broncoaspiração

A insuficiência respiratória é um distúrbio que deixa o sangue com um nível baixíssimo de oxigênio ou um nível alto de dióxido de carbono. A redução da função dos pulmões pela idade deixa os idosos mais suscetíveis à doença depois de uma pneumonia.

Já a broncoaspiração é quando entram substâncias estranhas, como por exemplo, saliva ou alimentos nas vias aéreas. A condição pode ocorrer também quando há o enfraquecimento dos músculos usados na deglutição, causando dificuldade ao engolir.

PUBLICIDADE

Sintomas e tratamento

Os sintomas da insuficiência pode apresentar os seguintes sintomas: falta de ar, coloração azulada na pele, cinzenta ou esbranquiçada na boca, olhos e unhas. Além de provocar aumento de acidez no sangue, confusão mental e sonolência. A broncoaspiração pode apresentar os primeiros sinais quando o doente começa a apresentar dificuldades ao engolir.

O tratamento para a insuficiência respiratória é a oferta de oxigênio suplementar, ventilação mecânica e o tratamento do que esteja provocando a patologia. Já para a broncoaspiração seria algumas dicas para evita-la, como: oferecer alimentos em posição confortável e seguro, manter próteses dentárias adaptadas, evitar distração ao comer e identificação de consistências alimentares que dificultam a deglutição.