Lula é internado para retirada de lesão na laringe; estado de saúde é revelado: ‘leucoplasia’

O novo presidente eleito apresentou episódios de rouquidão durante campanha política.

PUBLICIDADE

Luiz Inácio Lula da Silva venceu uma acirrada disputa pela presidência do Brasil contra Jair Bolsonaro e já está trabalhando na fase de transição do governo. Segundo o site da CNN Brasil, Lula foi internado no último domingo (20), para a realização da retirada de uma lesão na laringe. O procedimento foi realizado  no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Durante toda a disputa presidencial, Lula percorreu diversos estados do país em campanha. Durante os discursos e debates, o presidente eleito apresentou episódios de severa rouquidão, o que teria acendido o alerta dos médicos que o acompanham. No ano de 2011, Lula fez tratamento contra um tumor maligno na laringe.

Lula recebeu alta hospitalar

Na manhã desta segunda-feira (21), Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta médica após a retirada da lesão chamada Leucoplasia. No última dia 12 de novembro, o presidente eleito realizou uma série de exames de rotina, incluindo ecocardiograma e petscan. 

A equipe médica responsável pelo tratamento de Lula divulgou um boletim nesta manhã. “Deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda“, diz o documento, que afirma, ainda, que os exames restaram ausentes para neoplasia.

Lesão retirada em Lula

A leucoplasia, lesão retirada da região da garganta de Lula, se caracteriza pela formação de placas ou bolinhas brancas na língua e, por vezes, no interior das bochechas ou nas gengivas. A condição pode ser gerada por fatores como uso frequente de cigarro, ou pelo uso de substâncias irritantes, como ingestão frequente de bebidas alcoólicas.

PUBLICIDADE