Lula é internado no Hospital Sírio Libanês; boletim médico atualiza quadro de saúde

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu entrada ao Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por uma lesão na garganta.

PUBLICIDADE

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do PT (Partido dos Trabalhadores), foi internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (São Paulo), no último domingo (20/11). O político foi diagnosticado com um quadro de leucoplasia na prega vocal esquerda. Trata-se de uma lesão, possivelmente desencadeada pelo esforço vocal durante a campanha ao Palácio do Planalto.

PUBLICIDADE

Internado, Lula foi submetido a uma intervenção bem-sucedida para a retirada da lesão. Para tanto, a equipe médica do Hospital Sírio Libanês recorreu a um procedimento denominado laringoscopia. Não houve maiores complicações no quadro de saúde do presidente eleito, inexistindo, por exemplo, neoplasias – crescimentos anormais de massas de tecidos.

Lula foi diagnosticado antes da ida à COP 27

Informações inicialmente veiculadas pelo jornal O Globo indicam que a inflamação na mucosa de Lula era benigna. O diagnóstico ocorreu antes do embarque rumo ao Egito, onde o presidente eleito participou da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP 27.

O político foi acompanhado pelos médicos Roberto Kalil Filho, Rui Imamura e Artur Katz. O presidente eleito recebeu alta na manhã desta segunda-feira, 21, pode retornar para casa e deve seguir a sua agenda de compromissos.

Exames indicam remissão no câncer que Lula enfrentou

Exames de rotina, nos quais foram constatados os quadros de leucoplasia na laringe, indicaram, ainda, a completa remissão do tumor que o político enfrentou em 2011. Por conta disso, o presidente eleito está completamente curado da enfermidade. “Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”, informou a unidade de saúde.

PUBLICIDADE