Alexandre de Moraes telefonou para Lula para informar resultado da eleição

Presidente do TSE telefonou para os dois candidatos que disputaram o segundo turno.

PUBLICIDADE

Milhões de brasileiros foram às urnas no domingo para escolher o novo presidente da República. Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estavam na disputa. O petista recebeu 60 milhões de votos e conseguiu se eleger para um terceiro mandado.

PUBLICIDADE

Bolsonaro saiu derrotado, mas foi votado por 58 milhões de eleitores – em 2018, ele conseguiu 57 milhões de votos no segundo turno. Até a manhã desta terça-feira, o presidente ainda não havia se manifestado sobre a derrota. A expectativa é que Bolsonaro fale com a imprensa nesta terça-feira.

Alexandre de Moraes telefonou para os dois candidatos

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), telefonou para os concorrentes à presidência da República na noite de domingo. Moraes afirmou que ligou pessoalmente para conversar com ambos.

O ministro informou aos dois candidatos que “a Justiça Eleitoral já estava apta e iria proclamar o resultado oficial das eleições”, disse. Moraes também contou que cumprimentou os dois candidatos por participarem do que ele chamou de momento mais importante da democracia, que são as eleições. Mais de 155 milhões de brasileiros estavam aptos para votar neste ano.

Lula venceu eleição polarizada

A disputa entre Bolsonaro e Lula foi a mais polarizada desde a redemocratização. O atual presidente recebeu dois milhões de votos a menos do que o presidente eleito. Desde o início da disputa, os dois concorrentes não deram espaço para a terceira via, o que se confirmou após a contagem dos votos do primeiro turno.

PUBLICIDADE