Lula é eleito Presidente do Brasil e anuncia: ‘Tentaram me enterrar vivo, mas estou aqui’

Em votação histórica para o país, ex-presidente garante seu terceiro mandato, encerrando o período de Bolsonaro.

PUBLICIDADE

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, neste domingo (30/10) o próximo Presidente da República Federativa do Brasil. Após uma campanha intensa nas ruas e nas mídias, o ex-presidente retornará ao Palácio do Planalto, em Brasília, para segurar a faixa presidencial no próximo dia 1º de janeiro de 2023. 

PUBLICIDADE

No segundo turno das eleições presidenciais, Lula (PT) teve mais de 50% dos votos e Jair Messias Bolsonaro (PL) mais de 49%. Ao longo do dia, a votação teve um clima tenso. Viralizaram na internet vídeos de eleitores em operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que estariam sendo impedidos de votar, desmentido pelo ministro Alexandre de Moraes que disse que ninguém foi impedido de votar. A votação ocorreu dentro do horário previsto e os votos nas urnas foram contabilizados. Em seu discurso, Lula, falou sobre como foi o período antes da eleição.

“Tentaram me enterrar vivo, mas estou aqui. Essa não é uma vitória minha e nem do PT, mas de um imenso movimento democrático que se formou acima dos partidos políticos para que a democracia saísse vencedora”, disse o novo presidente eleito.

A história de vida de Lula, eleito Presidente da República pela 3ª vez

O próximo Presidente do Brasil, eleito no pleito deste domingo (30/10), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem uma peculiar biografia que e confunde com a própria História do Brasil. Nascido no dia 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco, Lula é o sétimo de oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello, mulher que ficou conhecida como Dona Lindu. 

Lula, em 1952, saiu do estado nordestino com sua mãe para o litoral de São Paulo, em cima de um caminhão “pão de arara”. Quando completou 12 anos, Lula começou a trabalhar para ajudar em casa. Ele também já foi empregado como engraxate, office-boy e torneiro mecânico, que o qualificou como metalúrgico. 

PUBLICIDADE

Lula na política

Durante a Ditadura Militar, Lula se interessou pelo movimento sindical, tornando-se presidente do sindicado dos metalúrgicos em 1975. Sua vida política ascendeu com a criação do Partido dos Trabalhadores (PT), em um período de reabertura política nos anos finais da Ditadura. 

Lula também participou da Assembleia Constituinte, em 1986. Com a volta das eleições diretas, o reestabelecimento da democracia e o fim da Ditadura, Lula se candidatou à presidência em 1989, 1994 e 1998. Contudo, foi em 2002 que ele venceu a disputa, com direito à reeleição, em 2006. 

Para seu terceiro mandato, que se inicia em 1º de janeiro de 2023, Lula apresentou algumas propostas como: retomar a política de valorização do salário mínimo, conter a inflação, promover o acesso à moradia, fortalecer Bolsa Família e o combate a fome e a pobreza.