Ministro Fachin toma importante decisão sobre caminhoneiro Zé Trovão

Pedido de habeas corpus, impretado por Carla Zambelli e Vitor Hugo, foi negado pelo ministro.

PUBLICIDADE

Os deputados federais Vitor Hugo e Carla Zambelli, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), entraram com pedido de habeas corpus para o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão, figura que está em alta nas redes sociais nos últimos dias.

PUBLICIDADE

Zé Trovão é suposto líder dos caminhoneiros e comandou greve que aconteceu em diversos estados brasileiros nos últimos dias. Nas redes sociais, Zé Trovão postou diversos vídeos e informou que estava em hotel do México, e que poderia ser preso a qualquer momento.

O caminhoneiro teve a prisão preventiva decretada. Em vídeo, ele afirmou que se entregaria porque estava cansando de fugir. Depois voltou atrás e continua foragido. O pedido de habeas corpus pedido por Vitor Hugo e Carla Zambelli foi analisado pelo ministro Edson Fachin, do STF.

Fachin negou o pedido e afirmou em seu despacho que o Habeas corpus é manifestamente incabível. Com isso, vale a decisão anterior do Supremo Tribunal Federal. Zé Trovão pode ser preso a qualquer momento. As manifestações dos caminhoneiros praticamente chegou ao fim.

Bolsonaro pediu que caminhoneiros parassem greve

O próprio presidente Jair Bolsonaro se empenhou em pedir aos manifestantes que parassem. A greve dos caminhoneiros poderia causar desabastecimento em supermercados, postos de gasolinas e isso causaria ainda mais danos à imagem de Bolsonaro.

PUBLICIDADE

O presidente enviou áudio aos caminhoneiros. O caso gerou piada entre críticos, porque Zé Trovão pediu que o presidente gravasse um vídeo para que tivessem certeza que era ele mesmo quem fazia o pedido.