Netanyahu repreende Lula e diz que o presidente do Brasil cruzou ‘linha vermelha’ 

Premiê de Israel expôs sua revolta contra Lula após petista dizer que crise em Gaza é comparável ao Holocausto.

PUBLICIDADE

Uma crise diplomática entre Brasil e Israel foi iniciada. A revolta do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, contra Luiz Inácio Lula da Silva foi exposta publicamente. O líder israelense afirmou que o petista ultrapassou ‘linha vermelha’, ao dizer que as ações militares na Faixa de Gaza são comparáveis às ações de Adolf Hitler durante o extermínio dos judeus, o Holocausto.

PUBLICIDADE

Netanyahu afirmou que a fala do presidente brasileiro foi vergonhosa. O premiê justificou as ações militares contra os palestinos como uma forma de defesa e disse que a comparação da ação como uma atitude nazista é algo grave.

Indignação de Netanyahu gerou convocação do embaixador brasileiro

Netanyahu afirmou que irá convocar o embaixador do Brasil em Tel Aviv para uma reprimenda. O ato deverá sinalizar ao representante brasileiro no país a insatisfação com a fala de Lula. O líder de Israel ainda afirmou que Lula banalizou o Holocausto com sua afirmação dada durante um encontro internacional ocorrido na Etiópia, neste domingo (18).

O líder israelense afirmou ainda que ações em Gaza continuarão. A intenção de Israel é de continuar o conflito até a vitória completa. A atitude de repúdio de Netanyahu também foi compartilhada pela Conib (Confederação Israelita do Brasil).

Conflito na Faixa de Gaza já deixou 29 mil mortos

Nesta segunda-feira (19), o Ministério da Saúde do Hamas informou que o número de mortos no conflito contra os israelenses chegou à marca de 29 mil. Somente nas últimas 24 horas, o número de óbitos na região foi de 107. Em relação aos feridos, a contagem já chegou a 69 mil.

PUBLICIDADE