Ícone do varejo brasileiro: falece Luiza Trajano Donato, dona do Magazine Luiza; causa da morte foi exposta

Luiza faleceu aos 97 anos e foi responsável por fundar uma das maiores lojas do Brasil.

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Na madrugada de segunda-feira (12), ocorreu o falecimento em Franca (SP) de Luiza Trajano Donato, a fundadora do Magazine Luiza e tia da empresária Luiza Helena Trajano. Atualmente, esta última desempenha a função de presidente do Conselho de Administração da renomada varejista.

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A empreendedora Luiza Trajano Donato, de 97 anos, faleceu em sua residência devido a causas naturais, conforme relatado pela EPTV, uma afiliada da TV Globo. O velório está programado para as 10h na capela São Vicente, localizada em Franca, e o sepultamento ocorrerá às 16h no Cemitério da Saudade. Este município é significativo, pois foi onde a empresária inaugurou a pioneira loja da rede.

Quando contatada, a equipe encarregada da trajetória profissional de Luiza Helena Trajano informou que, por ora, a empresária opta por não abordar o assunto. Reconhecida como uma vendedora muito renomada em Franca, a empresária, em parceria com seu marido, adquiriu em 1957 a loja ‘A Cristaleira’, que mais tarde se transformou na pioneira unidade de uma das maiores redes varejistas do Brasil.

Quem era Luiza Trajano Donato? A empresária de sucesso no Brasil

Afetuosamente chamada de Tia Luiza, ela veio ao mundo em Cristais Paulista (SP) no ano de 1926 e cresceu em uma família com tradição no comércio. Aos 31 anos, a empresária uniu-se em matrimônio a Pelegrino José Donato, e juntos, investiram as economias acumuladas ao longo de anos de dedicação no varejo para fundar o próprio empreendimento.

Mesmo não tendo filhos, na década de 1990, Luiza designou sua sobrinha, Luiza Helena Trajano, como sua sucessora nos empreendimentos. Essa empresária não só ampliou o alcance do grupo para todo o país, mas também se destacou como uma das maiores empreendedoras brasileiras.

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Magazine Luiza é uma das maiores lojas de varejo do país

Até o terceiro trimestre de 2023, o conglomerado atingiu um faturamento de R$ 14,8 bilhões, apresentando um aumento de 21% em relação aos últimos quatro anos, como evidenciado no balanço financeiro mais recente divulgado pela empresa. Dessa quantia, R$ 10,9 bilhões correspondem às transações realizadas por meio do comércio eletrônico, enquanto R$ 4 bilhões provêm das operações nas lojas físicas.