Quem foi Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, que morreu nesta segunda-feira (12)

Fundadora de uma das maiores redes de varejo do Brasil, Luiza Trajano faleceu nesta segunda-feira no interior de São Paulo.

PUBLICIDADE

A empresária Luiza Trajano, de 97 anos, faleceu nesta segunda-feira (12). Segundo apuração feita pelo site G1, o falecimento ocorreu por causas naturais. Fundadora da loja de presentes, Magazine Luiza, que se tornou uma das maiores redes de varejo do país, Trajano sempre foi referência em empreendedorismo.

PUBLICIDADE

Nascida no município de Cristais Paulista, no interior de São Paulo, a jovem empresária se mudou para Franca em busca de trabalho. No ano de 1956, ela conheceu Pelegrino José Donato, caixeiro-viajante, que se tornaria seu marido no mesmo ano. 

Primeira loja comprada por Luiza Trajano foi adquirida em 1957

Após juntar economias, o casal investiu na compra de uma loja. Na época, a loja de presentes se chamava A Cristaleira. Trajano e Pelegrino talvez não tinham a noção de que aquela pequena loja seria o pontapé inicial de um império, que mais tarde seria renomeado para Magazine Luiza.

Chamada de Tia Luiza, a empresária não teve filhos. Por esse motivo, na década de 90, a sobrinha, Luiza Helena Trajano, foi a escolhida para suceder à administração dos negócios. O que fez com maestria se tornando uma das empresárias mais bem sucedidas do país.

Magazine Luiza hoje se chama Magalu e tem 30 mil funcionários

Quando assumiu os negócios da família, Luiza Helena Trajano aumentou a rede de lojas e expandiu a varejista para vários estados brasileiros. Além disso, ela transformou a rede de lojas em capital aberto. Atualmente, mais de 30000 colaboradores integram o quadro de funcionários. O que fez com que a empresária acumulasse fortuna e entrasse para a lista de bilionários do Brasil.

PUBLICIDADE