Ricardo Lewandowski é o escolhido por Lula e será o novo ministro da Justiça

Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal assumirá vaga deixada na pasta deixada por Flavio Dino.

PUBLICIDADE

O novo ministro da Justiça será Ricardo Lewandowski. O ex-ministro do STF aceitou o convite do presidente Lula e assumirá uma das pastas mais importantes do país. Após a saída de Flavio Dino para o Supremo, Lewandowski decidiu assumir. Apesar de ainda não ter sido divulgada publicamente o nome do novo ministro, a jornalista Julia Duailibi, do G1 conseguiu confirmar a informação junto a fontes próximas ao Palácio do Planalto.

PUBLICIDADE

Os detalhes do aceite foram confirmados após a notícia de que Lula, Flavio Dino e Lewandowski se reuniram na noite desta quarta-feira (10). O anúncio oficial deverá ser feito pelo próprio Lula nesta quinta (11) no período da manhã.

Lewandowski era o nome favorito de Lula

Apesar da sugestão de vários nomes para o ministério, Lula tinha preferência por Lewandowski. Entre os cotados para assumir a pasta, nomes de importância no governo como os de Ricardo Cappelli, que desempenha a função de secretário-executivo do Ministério da Justiça, e Jorge Messias, que atua como advogado-geral da União.

Aposentado do Supremo desde abril de 2023, quando completou 75 anos, Lewandowski foi convencido por Lula a voltar a ativa. Em contrapartida, a articulação do governo terá que lidar com o PSB que perdeu uma pasta importante após a saída de Dino.

Ricardo Lewandowski ficou 17 anos no STF

Nascido no Rio de Janeiro, o jurista formado em ciência política e doutor em direito pela USP. Considerado como um dos principais juristas do país, Lewandowski volta ao cenário político após 17 anos a frente da maior corte do país.

PUBLICIDADE