Vídeo mostra cidade tremendo durante terremoto no Japão; uma casa desmorona e outras ficam danificadas

A população saiu de suas residências por segurança e ficaram nas ruas esperando os tremores pararem.

PUBLICIDADE

O Japão está em alerta neste início de 2024 devido a um terremoto de magnitude de 7,6. Nesta segunda-feira, dia 1º de janeiro, muitos japoneses tiveram que deixar suas casas às pressas.

PUBLICIDADE

As regiões ocidentais e costeiras do Japão estão recebendo uma atenção especial das autoridades porque também podem ser atingidas por um tsunami. O alerta está sendo divulgado na TV local, mas muitos estão com dificuldade para se deslocarem porque ruas e avenidas foram danificadas pelos tremores.

De acordo com os especialistas, o terremoto foi ao nordeste de Anamizu, província de Ishikawa. Em seguida vieram os tremores secundários e o Serviço Geológico dos Estados Unidos está acompanhando a situação do Japão.

Câmeras registraram terremoto no Japão

A CNN estava exibindo uma reportagem sobre este terremoto no Japão e mostrava o vídeo de uma câmera que filmava uma cidade japonesa quando os tremores começaram. A princípio a imagem fica estável, mas depois começa a balançar.

PUBLICIDADE

À esquerda do vídeo é possível ver uma casa desmoronando logo após o início do terremoto. Muitas outras residências tiveram o telhado destruído, além de surgirem rachaduras pelas paredes.

Outros países poderão ser atingidos por tsunami

As Coreias do Norte e do Sul também emitiram alertas para tsunami pouco depois do terremoto que atingiu o Japão. A agência meteorológica sul-coreana informou que o país foi atingido por um tsunami com menos de um metro, mas a população deve seguir atenta.

Nas próximas horas as ondas poderão aumentar de tamanho, por isto o alerta deve continuar valendo por pelo menos mais 24 horas. Na Coreia do Norte a população foi informada que ondas de mais de dois metros poderão atingir a região costeira.