Menina de 7 anos falece com dengue hemorrágica e caso acende alerta; todo cuidado é pouco

Pietra tinha sete anos e faleceu neste mês, no Distrito Federal, em decorrência da doença.

PUBLICIDADE

Uma fatalidade abalou o Distrito Federal recentemente, quando uma criança de apenas 7 anos morreu devido a complicações decorrentes da dengue hemorrágica. Identificada como Pietra Isaac, ela se tornou a segunda vítima desta enfermidade no ano de 2023 na região.

PUBLICIDADE

A trágica história teve início no dia 15 deste mês, quando Pietra foi admitida em um hospital particular da capital no dia do seu aniversário. Na ocasião, os profissionais de saúde diagnosticaram bronquite e virose. Após receber medicação, a criança foi liberada para retornar ao seu lar. Entretanto, diante da deterioração de seu estado de saúde, ela regressou à unidade de saúde no dia seguinte. Os pais dela foram informados de que a filha estava com dengue hemorrágica.

Menina faleceu em hospital de Brasília

Apesar do diagnóstico, a equipe médica sugeriu que a criança fosse para casa, repousasse e ingerisse líquidos. Contudo, diante da persistência da piora, Pietra foi encaminhada para o Hospital Materno Infantil de Brasília, onde infelizmente faleceu poucas horas depois.

A Secretaria de Saúde, em nota, afirmou que a criança foi prontamente atendida ao chegar ao HMIB no dia 16. Esta triste ocorrência marca a segunda morte relacionada à dengue em 2023 na região. Conforme o boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (17), a capital contabilizou 30.101 casos da doença neste ano.

Número de casos cai, mas alerta é importante

PUBLICIDADE

Comparativamente, no mesmo período do ano anterior, foram registrados 69.726 casos prováveis da doença, indicando uma redução significativa de 56% em 2023. Este cenário epidemiológico ressalta a importância contínua de medidas preventivas e de conscientização para combater a propagação da dengue na comunidade.