Mais de 25 mil pessoas mudarão de estado de uma hora para outra, caso STF acate pedido

Dois estados brasileiros estão disputando um território com mais de 3 mil km².

PUBLICIDADE

Cerca de 25 mil habitantes de 13 municípios do estado do Ceará correm o risco de se tornarem residentes do Piauí, a mudança pode acontecer de uma hora para outra. O governo do Piauí levou uma questão, envolvendo a fronteira entre os dois estados, ao Supremo Tribunal Federal (STF), argumentando que o Ceará invadiu territórios que legalmente pertenceriam ao Piauí.

PUBLICIDADE

A ministra Cármen Lúcia solicitou uma análise do Exército, na região, para determinar a propriedade das terras em questão, as quais abrigam reservas naturais e vastas áreas destinadas à agricultura, com um potencial considerável para o setor do agronegócio. A data do julgamento ainda não foi estabelecida, porém, se a decisão favorecer o Piauí, os habitantes cearenses dessas áreas passarão a ser considerados piauienses.

Caso está na Justiça desde 2011

Os moradores permanecerão em seus locais atuais, a possível alteração será apenas na fronteira entre os Estados. Desde 2011, os dois estados disputam na Justiça por cerca de 3 mil km² de áreas da Serra da Ibiapaba, na fronteira natural entre eles.

Um total de 13 cidades estão envolvidas na disputa entre os dois estados da federação. Esses municípios possuem partes de seus territórios que poderão ser transferidas para o Piauí. São eles: Tianguá, Crateús, Ipaporanga, Poranga, Viçosa do Ceará, Granja, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ipueiras, Ubajara, Ibiapina, Croatá e Carnaubal.

PUBLICIDADE

25 mil moradores poderão ser afetados

Conforme informações da Defensoria Pública do Estado do Ceará, cerca de 25 mil pessoas residem na área que é alvo da disputa. Em entrevista ao jornal Estadão, um morador da cidade de Tianguá, no Ceará, disse que não quer que o município mude de estado. “Espero que isso não mude nunca, porque será difícil aceitar”, declarou.