Apagão virtual? Tempestade solar se torna ameaça iminente, podendo deixar o planeta sem internet por meses

O planeta poderá ficar sem internet por meses, caso a tempestade solar atinja a Terra.

PUBLICIDADE

Peter Becker, um dos professores da Universidade George Mason, localizada no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, afirmou que o planeta está correndo um grave risco de sofrer um “apocalipse da internet” em 2024.

PUBLICIDADE

Segundo publicado por Saulo Brenner, do site Metrópoles, Peter Becker afirma que uma enorme tempestade solar pode afetar o planeta terra no ano que vem. O cientista, especialista em desenvolver alertas sobre atividades solares que podem prejudicar a tecnologia no planeta, afirmou ao site Insider Paper que essa é a primeira vez na história que houve uma convergência entre o aumento da atividade solar e a dependência do ser humano com a internet.

Ainda de acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, o Ciclo Solar 25, que previu essa supertempestade solar, afirma que ela deve ocorrer antes do previsto, sendo que, inicialmente, os estudos feitos apontavam que ela iria ocorrer em 2025. Contudo, Becker informa que a fase mais intensa da tempestade ocorrerá no ano que vem.

Existe possibilidade da tempestade solar não atingir o planeta

O cientista também diz que a ejeção de massa coronal do Sol em decorrência da tempestade solar pode atingir outra direção, mas caso venha para a Terra, nos dará cerca de 18 a 24 horas de aviso antes que as partículas cheguem e comecem a mexer com o campo magnético.

Rede Elétrica e sistema de comunicação podem ser impactados por tempestade solar

Além da internet, os cabos de fibra óptica, satélites e equipamento de comunicação, sistemas de navegação do GPS e a rede elétrica podem acabar sendo afetadas durante vários meses, fazendo com que o planeta sofra o maior apagão da história. 

PUBLICIDADE