Tsunami em SC: o que se sabe sobre o fenômeno raro que atingiu banhistas e levou carros

Esta não é a primeira vez que um evento climático como este atinge o estado.

PUBLICIDADE

Na tarde do último sábado (11/11), um tsunami atingiu o estado de Santa Catarina, causando grande aflição em banhistas que aproveitavam o clima da praia do Cardoso em Laguna, no Litoral Sul. O fenômeno, que não é muito comum no Brasil, fez com que vários veículos fossem arrastados pela água.

PUBLICIDADE

Além dos carros, o tsunami ainda arrastou os banhistas que estavam na praia no momento em que o evento climático aconteceu. 

Defesa Civil informa que tsunamis já haviam ocorrido duas vezes em Santa Catarina

Conforme o que divulgou a Defesa Civil, essa não é a primeira vez que um tsunami atinge Santa Catarina. Uma das ocorrências desse evento climático mais documentada foi há 14 anos. O episódio aconteceu na praia do Pântano do Sul, que fica situada no Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis.

Na ocasião, as águas atingiram restaurantes e fizeram veículos serem levados, inclusive barcos, enquanto clientes eram atendidos. A Defesa Civil declarou que um tsunami também foi registrado em Balneário Rincão. Comerciantes, moradores e pescadores tiveram grande prejuízo na época.

O que causa o tsunami, segundo Defesa Civil

Consoante o que informou a Defesa Civil, o evento de difícil previsão trata-se de uma combinação de vento, pressão atmosférica e ondas grandes. O tsunami meteorológico costuma acontecer no momento em que uma quantidade de nuvens carregadas e fortes ventos avançam rapidamente acima do mar, causando uma grande onda que chega até a praia.

PUBLICIDADE