Vídeo: Tsunami meteorológico atinge o Brasil e deixa o um rastro de destruição por onde passa

Muitos carros foram arrastados pela maré que se elevou rapidamente, enquanto os banhistas fugiam.

PUBLICIDADE

Um tsunami meteorológico atingiu o Brasil neste último sábado (11). Quem estava na praia do Cardoso, em Laguna, Santa Catarina, foi surpreendido pelo raro fenômeno e houve muita correria por lá.

PUBLICIDADE

Vários carros foram arrastados pela água e com a rápida elevação da maré muitos correram para algum lugar seguro. Felizmente ninguém ficou ferido, mas a destruição foi grande e agora as pessoas estão contabilizando o prejuízo.

A Defesa Civil informou que o tsunami meteorológico raramente é visto por aqui e é muito difícil de prever quando irá acontecer. Uma testemunha disse que era por volta das 16 horas de ontem quando a maré começou a subir rapidamente.

Corpo de Bombeiros foi chamado até a praia

Algumas pessoas correram para salvar seus carros, mas logo viram que não seria possível. O jeito foi ir para um local mais alto e ficar de longe observando os veículos serem tomados pelas águas.

PUBLICIDADE

A praia do Cardoso em Santa Catarina estava lotada devido ao sol quente. As pessoas ficaram aterrorizadas com a elevação da maré e o Corpo de Bombeiros foi acionado. Cerca de dez carros foram arrastados pela maré e agora os proprietários estão vendo se compensará enviá-los para a oficina, ou se o prejuízo foi maior.

Tsunami meteorológico também oferece perigo

Esse tipo de tsunami acontece devido a sistemas meteorológicos. Uma das causas é a linha de instabilidade, formada por células de tempestades que ficam alinhadas e acabam gerando mudanças bruscas na pressão atmosférica.

Logo surgem intensas rajadas de vento e isto faz com que a água do mar avance sobre a praia. Esse tipo de tsunami é diferente do que é causado por um abalo sísmico, já que é menos destrutivo, mesmo assim oferece risco.