Sinal de alerta para o Brasil: onda de calor dos próximos dias pode fazer temperatura chegar a 45ºC

Estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, entre outros, poderão experimentar temperaturas altíssimas.

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo abrangendo cinco estados devido a uma iminente onda de calor, a qual está prevista para elevar significativamente as temperaturas até esta sexta-feira (10).

PUBLICIDADE

No entanto, há perspectivas de que esse fenômeno climático possa se expandir e ganhar intensidade. Até o momento, o alerta se aplica às áreas de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. De acordo com o Inmet, as temperaturas nessas regiões devem exceder em até 5ºC a média usual, com previsões de máximas superando os 42 °C em algumas localidades do Centro-Oeste.

Onda de calor no Brasil

O instituto também enfatizou a possibilidade de que a onda de calor persista e se intensifique a partir do sábado, dia 11. Isso poderá ocasionar a disseminação do calor por mais estados brasileiros, acarretando temperaturas ainda mais elevadas.

Conforme informações do Climatempo, na segunda-feira, dia 13, regiões de Tocantins, Bahia, Piauí, Espírito Santo e Minas Gerais também deverão enfrentar temperaturas superiores a 40 °C. Por sua vez, a MetSul prevê que essa onda de calor será excecionalmente intensa e talvez uma das mais marcantes na história recente, com temperaturas chegando a atingir os 45 °C ou mais, especialmente nas áreas do Centro-Oeste, no interior de São Paulo e em partes de Minas Gerais.

Recorde de temperatura entre sexta-feira e terça-feira

Segundo as projeções da MetSul, a duração desse período de calor excepcional deve abranger entre 10 e 14 dias, havendo a possibilidade de que recordes de temperatura sejam quebrados durante esse período.

PUBLICIDADE