Carnaval 2024 no RJ: saiba a ordem dos desfiles e mais detalhes do Grupo Especial

Acompanhe detalhes do Carnaval 2024 no RJ, bem como um resumo do enredo de cada uma das escolas de samba do Grupo Especial.

PUBLICIDADE

Em 2024, nos dias 11 e 12 de fevereiro, o Grupo Especial do Rio irá realizar seus desfiles, ocorrendo no domingo e segunda-feira de carnaval, com as 12 escolas se apresentando.

PUBLICIDADE

Confira uma síntese do enredo do samba de cada uma delas, listados abaixo na ordem dos desfiles.

Domingo, 11 de fevereiro, as escolas a desfilar são: Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Imperatriz.

Na segunda-feira, 12 de fevereiro, será a vez de Mocidade, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro.

Escolas de samba do dia 11 de fevereiro

PUBLICIDADE

Porto da Pedra, a campeã da Série Ouro do carnaval 2023, trará um desfile inspirado no ‘Lunário Perpétuo: A Profecia do Conhecimento’. Este almanaque medieval escrito na Espanha, que chegou ao Brasil após 200 anos, será o tema.

Beija-Flor apresentará o enredo ‘Um Devaneio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila’, em homenagem à cidade de Maceió e ao personagem Rás Gonguila, um descendente da realeza etíope e filho de escravizados.

Salgueiro defenderá o povo Yanomami em seu enredo de 2024, intitulado ‘Hutukara’, que significa ‘o céu original a partir do qual se formou a terra’ na língua Yanomami.

A Grande Rio explorará a simbologia da onça na cultura brasileira, com o enredo ‘Nosso Destino é Ser Onça’, inspirado na obra do escritor Alberto Mussa, abordando temas como antropofagia e encantaria.

Unidos da Tijuca abordará a história de Portugal através de lendas e contos portugueses em seu enredo ‘O Conto de Fados’, criado pelo carnavalesco Alexandre Louzada.

Imperatriz tentará o bicampeonato com o enredo ‘Com a Sorte Virada para a Lua segundo o Testamento da Cigana Esmeralda’, inspirado na obra de Leandro Gomes de Barros.

Escolas de samba do dia 12 de fevereiro

Mocidade Independente de Padre Miguel explorará a história e curiosidades da fruta do cajueiro no enredo ‘Pede Caju que Dou… Pé de Caju que Dá!’

Portela trará para a avenida o enredo ‘Um Defeito de Cor’, baseado no romance de Ana Maria Gonçalves, recriando a história da mãe Preta, Luíza Mahim.

Unidos de Vila Isabel reeditará o enredo de 1993, ‘Gbala – Viagem ao Templo da Criação’, destacando a importância das crianças para um mundo melhor e os valores transmitidos após o criador adoecer.

A Mangueira prestará homenagem à cantora Alcione no enredo ‘A Negra Voz do Amanhã’, incluindo referências ao Maranhão, terra natal da artista.

Paraíso do Tuiuti homenageará a vida e história de João Cândido, o marinheiro brasileiro que lutou contra os maus-tratos, a má alimentação e as chibatas sofridas pelos colegas no enredo ‘Glória ao Almirante Negro!’.

A Viradouro abordará a energia do culto ao vodum serpente em seu enredo ‘Arroboboi, Dangbé’, destacando sua influência nas lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé.