Vírus ‘zumbis’ super-poderosos podem atacar humanos a qualquer momento, diz cientista

Aquecimento global seria uma das causas que poderiam contribuir para o ressurgimento desses patógenos.

PUBLICIDADE

Um dos efeitos do aquecimento global que parece estar preocupando cientistas é o ressurgimento de patógenos que estavam adormecidos há milhares de ano. Segundo informações do site O Tempo, cientista francês Jean-Michel Claverie está estudando um fenômeno muito curioso causado pelo derretimento da permafrost, isto é, uma camada de gelo, rocha e matéria orgânica abaixo de 0ºC, geralmente localizada na região Ártica ou Antártica do planeta. 

PUBLICIDADE

A Terra, hoje, já está 1,2º C acima do que no período pré-industrial, alertam os especialistas. E isso tem consequências. Uma delas é o derretimento dessa camada de terreno ancestral que permaneceu congelado e que contém microorganismos que não estariam mais em interação com os seres humanos. O chamado vírus ‘zumbi’, de acordo com Jean-Michel Claverice, estaria adormecido há cerca de 50 mil anos.

Cientista faz alerta sobre perigo de vírus antigos adormecidos em camada de gelo

Os pesquisadores que estudam a região do Ártico apontam, segundo a notícia, que até 2050 ele poderá ficar sem gelo. Essa nova fase poderá causar a liberação de gases do efeito estufa que estavam presos à medida que o permafrost derrete. 

Claverice e sua equipe estudam os vírus ‘zumbis’. O pesquisador afirma que, mesmo depois de tanto tempo, eles seriam capazes de infectar. Sua pesquisa, em 2014, apontou que isso procede ao extrair vírus ‘vivos’ da camada de permafrost. Em 2019, foram isolados 13 novos vírus. Um deles estava em um lago congelado há 48.500 anos

Efeitos devastadores: consequências de ressurgimento de vírus são divulgadas

Em 2022, foram divulgados os resultados da pesquisa do cientista francês. Claverice expôs que uma infecção desses patógenos desconhecidos podem ter efeitos devastadores em humanos, plantas ou animais.

PUBLICIDADE

O pesquisador alerta para a importância de se conhecer esses vírus ‘zumbis’. Para ele, existe um potencial risco que representaria uma ameaça à humanidade.