Parte dos brasileiros em Gaza será abrigada em escola católica para evitar bombardeios

Embaixador informa abrigo para brasileiros em Gaza.

PUBLICIDADE

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, informou que parte dos brasileiros residentes na Faixa de Gaza será abrigada em uma escola católica da região para evitar bombardeios.

PUBLICIDADE

Outros brasileiros preferiram aguardar em casa até que o governo conclua as negociações para trazê-los de volta ao Brasil. O Brasil já comunicou a Israel sobre o abrigo na escola.

Israel tem bombardeado Gaza em resposta a um ataque do grupo terrorista Hamas ao território israelense. O embaixador afirmou que 28 brasileiros manifestaram o desejo de retornar ao Brasil para escapar do conflito, sendo que 15 deles são crianças.

Energia elétrica e apoio do Egito

O plano do governo brasileiro é retirar essas pessoas pela fronteira com o Egito, de ônibus, e depois percorrer um trajeto no país até a capital Cairo, onde um avião estaria esperando para levá-los de volta ao Brasil.

No entanto, o Egito está relutante em permitir a passagem do grupo, pois teme que os brasileiros se tornem refugiados no país. Além disso, a região em Gaza está sem energia elétrica, e a bateria dos celulares dos brasileiros pode acabar em breve.

PUBLICIDADE

O embaixador ressaltou que alguns brasileiros têm conseguido economizar a bateria de seus celulares e ainda podem ser contatados. O Itamaraty também pediu apoio ao Egito para facilitar a saída dos brasileiros de Gaza.