Ministro do Trabalho propõe projeto de saque-aniversário do FGTS

Ministro do Trabalho busca corrigir injustiça na lei do governo anterior com projeto de saque-aniversário do FGTS.

PUBLICIDADE

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para enviar ao Congresso um projeto sobre o saque-aniversário do FGTS. A proposta visa corrigir o que ele considera uma injustiça criada pela lei do governo anterior, permitindo que os trabalhadores possam sacar parte do saldo das contas do FGTS no mês do seu aniversário.

PUBLICIDADE

Saque Aniversário do FGTS

O saque-aniversário atualmente não permite que o trabalhador demitido possa sacar o valor integral do saldo. Marinho defende o fim dessa restrição, afirmando que as pessoas têm o direito de sacar o que é seu.

Marinho acredita que o Congresso não deve se opor ao projeto e espera que ele seja bem recebido para assegurar os direitos dos trabalhadores.

O ministro também criticou os bancos, afirmando que eles estão induzindo as pessoas a tomar empréstimos ancorados no Fundo de Garantia e alienando o FGTS de forma leonina.

Marinho explica discussão

No entanto, Marinho esclarece que, apesar de ser a favor do fim do saque-aniversário, essa não é uma questão em discussão no momento. Ele acredita que o Congresso não deve castigar os trabalhadores por uma possível fragilidade do sistema do FGTS.

PUBLICIDADE