Médicos dos Estados Unidos realizam transplante e homem recebe coração de um porco

Transplante de órgãos de animais em seres humanos vem sendo uma técnica alternativa para lidar com a escassez.

PUBLICIDADE

A operação de transplantar órgãos de animais em seres humanos é conhecida entre os médicos como xenotransplante. A nova solução encontrada por cientistas tem como principal meta lidar com a falta de órgãos nos laboratórios, já que somente nos Estados Unidos, cerca de 100 mil pessoas estão na fila para receber um órgão.

PUBLICIDADE

Desta forma, na última quarta-feira (20), um homem de 58 anos tornou-se o segundo ser humano a receber um coração oriundo de um porco. A informação é a de que o órgão foi modificado geneticamente para se adequar ao paciente em operação que ocorreu na Escola de Medicina da Universidade de Maryland.

Paciente que recebeu coração é veterano da Marinha 

Lawrence Faucette, receptor do coração, é pai de dois filhos e veterano da Marinha dos Estados Unidos. Sua situação era considerada grave sendo que sua situação pós-cirurgia é considerada normal, sendo que os médicos apenas estariam aplicando medicamentos anti-rejeição e também para auxiliar no sistema imunológico.

Respirando sem o auxílio de aparelhos e feliz pelo nova condição, Faucette afirmou que a alternativa era a única apontada pelos médicos para a sua recuperação. Ciente dos riscos, o veterano da Marinha sabe que a partir de agora, a luta será contra os anticorpos que atacarão o novo órgão.

Primeiro paciente transplantado faleceu dois meses após transplante    

No ano passado, o primeiro procedimento da história foi realizado. A cirurgia também ocorreu nos Estados Unidos. Entretanto, após complicações, devido a uma multiplicidade de fatores, o paciente acabou falecendo. A alegação dos envolvidos no tratamento foi a de que o paciente está em um grave estado de saúde.

PUBLICIDADE