Alerta vermelho: Inmet emite aviso indicando ‘grande perigo’ por temperaturas elevadas; veja regiões afetadas

O país está enfrentando uma onda de calor intensa e várias localidades a temperatura pode ultrapassar 40º C.

PUBLICIDADE

O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta sobre o calor intenso que atinge o país. O aumento da intensidade da onde calor fez com que o órgão aumentasse nesta última quarta-feira, 20 de setembro, o nível do alerta colocando os estados brasileiros sob aviso de grande perigo em virtude das temperaturas elevadas.

PUBLICIDADE

A onde de calor intenso iniciou na segunda-feira, 17 de setembro. O ápice está previsto para ocorrer durante o final de semana. A tendência é que as temperaturas altas atinjam o interior na próxima semana. Algumas regiões do país a previsão é que as temperaturas alcancem aproximadamente 43 °C.

Alerta vermelho: regiões afetadas

O alerta vermelho emitido pelo Inmet envolve nove estados brasileiros. Entre eles estão: Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul. A validade do aviso de grande perigo é até as 18 horas do próximo domingo (24). No geral, esse tipo de aviso do órgão é feito apenas quando existe um fenômeno meteorológico de intensidade excepcional.

Isso que dizer que a situação pode colocar pessoas em risco, além da probabilidade de acontecer grandes danos e acidentes. Antes da instituição emitir o alerta vermelho, o aviso em vigor era o nível laranja. Vale ressalta que o Brasil está passando por uma onda de calor atípica.

As temperaturas elevadas tem ligação direta com o fenômeno El Niño que está bem mais rigoroso em 2023. Ele acaba deixando os eventos climáticos extremos mais comuns.

PUBLICIDADE

Cuidados básicos necessários

A onda de calor intenso provoca alguns efeitos no organismo, pois deixa a umidade relativa do ar baixa. Isso acaba provocando desconforto nos olhos, boca e nariz, além de problemas respiratórios e pele ressecada. Uma dica importante é aumentar a ingestão de líquido em dias quentes.