Mendonça questiona atuação de Flávio Dino e bate boca com Alexandre de Moraes no STF: ‘não consigo entender’

Ministros se desentenderam durante julgamento de manifestantes que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro.

PUBLICIDADE

Durante o julgamento da primeira ação penal relacionada aos eventos extremistas de 8 de janeiro, os ministros André Mendonça e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), envolveram-se em uma acalorada discussão.

PUBLICIDADE

O ponto de discordância central girou em torno do papel desempenhado pelo então Ministro da Justiça, Flávio Dino, durante os incidentes extremistas. Mendonça estava no processo de apresentar seu voto no caso de Aécio Lúcio Costa, que havia sido detido em flagrante no Senado Federal.

Ministros discutem no STF

O ministro André Mendonça expressou a existência de inúmeras questões sem respostas relacionadas aos eventos extremistas. O magistrado, anteriormente ocupante do cargo de Ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro, manifestou sua perplexidade em relação à invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro, fazendo referência à atuação de Flávio Dino.

André Mendonça disse que quando era ministro ficava de plantão em datas importantes, como o 7 de Setembro. “Eu não consigo entender e também carece de respostas como o Palácio do Planalto foi invadido da forma que foi invadido“, afirmou o ministro indicado à corte por Bolsonaro.

Alexandre de Moraes responde André Mendonça

Alexandre de Moraes, que foi ministro da Justiça no governo de Michel Temer, interrompeu o colega de corte e afirmou que falar que a culpa é do ministro Flávio Dino é absurdo. Moraes pontuou que 5 comandantes da Polícia Militar do Distrito Federal estão presos por omissão nos ataques ocorridos no dia 8 de janeiro.

PUBLICIDADE