Vírus mortal faz país fechar escolas, deixa população em pânico e autoridades emitem alerta

A população precisará manter o isolamento até que a situação possa ser controlada.

PUBLICIDADE

Autoridades indianas revelaram nesta última quarta-feira (14), que mais de 700 pessoas já foram testadas para saberem como está a propagação do mortal vírus Nipah. Os pesquisadores conseguiram coletar algumas amostras de fluidos de morcegos e também de algumas árvores localizadas no sul da Índia.

PUBLICIDADE

Até o momento cinco casos deste vírus mortal já foram confirmados e como ainda não há vacina, a população está em pânico. Duas pessoas já morreram após serem infectadas e os escritórios e escolas estão sendo fechados.

Desde 2018, esta é a quarta vez que é registrado um surto do vírus em Kerala. Na primeira vez dezenas de pessoas morreram, sem contar as muitas que foram internadas em estado grave, por isso as autoridades estão tão preocupadas.

Morcegos são transmissores em potencial

O Nipah é transmitido dos animais para as pessoas, mas a contaminação também pode ocorrer através dos alimentos infectados e até mesmo de uma pessoa para outra. Por isso é tão importante manter o isolamento e tomar muito cuidado com o que se consome.

Os morcegos que se alimentam de frutas estão sendo apontados como os principais reservatórios deste vírus mortal. A primeira vez que se registrou um surto foi na Malásia, quando os pacientes se infectaram através de porcos, que também hospedam o vírus.

PUBLICIDADE

As pessoas precisaram redobrar os cuidados

A OMS – Organização Mundial da Saúde, informou que o período de incubação pode variar entre uma a duas semanas, mas já foi descoberto um caso em que este período chegou a 45 dias.

Os pacientes apresentam inflamação no cérebro e tem o sistema nervoso afetado, por isso sofrem com dor de cabeça, vômitos e até náuseas. Algumas pessoas infectadas também apresentaram quadros de pneumonia.