Tragédia: terremoto deixa mais de 800 mortos e centenas de feridos

Os tremores também puderam ser sentidos em Portugal, Espanha e Argélia.

PUBLICIDADE

Um forte terremoto abalou Marrocos no fim da noite desta sexta-feira (9), e causou a morte de mais de 800 pessoas, além de deixar quase 700 feridos. As informações foram divulgadas pelo Ministério do Interior à TV estatal.

PUBLICIDADE

O abalo sísmico de magnitude 6,8 teve uma duração aproximada de 15 segundos, afetando desde aldeias até grandes cidades, incluindo Marrakesh. O Serviço Geológico dos Estados Unidos relatou que os tremores também puderam ser sentidos em Portugal, Espanha e Argélia.

Número de vítimas pode aumentar

As autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar, e as operações de resgate de sobreviventes serão extremamente desafiadoras. O epicentro do terremoto está localizado em uma região montanhosa, o que está dificultando o acesso para resgate, e há relatos de pessoas presas sob os escombros.

A mídia local informou que as estradas que levam à região mais afetada, perto do epicentro, estavam congestionadas de veículos e bloqueadas por pedras que desmoronaram.

PUBLICIDADE

Sofía Catalá, uma espanhola residente no centro de Marrakesh, disse que o chão começou a tremer, sentiu como se fosse um bombardeio. Com medo dos prédios desmoronarem, moradores foram para rua de pijama.

Minutos após o terremoto, do lado de fora, Catalá relatou que todos os moradores de seu edifício haviam evacuado suas casas.

Segundo tremor foi sentido

Quinze minutos após o primeiro tremor, um segundo abalo, de menor intensidade, foi registrado, conforme comunicado pelas agências de notícias internacionais. Houve relatos de indivíduos que corriam pelas ruas enquanto edifícios desabaram.