Alerta: médicos avisam que onda de Covid pode ser muito maior do que as pessoas estão imaginando

Nas últimas semanas o número de casos praticamente dobrou e a situação pode piorar muito mais.

PUBLICIDADE

Especialistas estão preocupados com duas variantes novas da Covid-19 que estão circulando em vários países: a Eris e a Pirola. Há dias os médicos estão notando o crescente número de casos e o sinal amarelo já foi ligado.

PUBLICIDADE

Epidemiologistas explicaram que a doença de fato está menos letal, mas nem por isso as pessoas deveriam ficar tão descuidadas. Segundo os especialistas, a onda de infecções que o mundo está vivendo agora pode ser bem maior do que se imagina.

A CNN Internacional entrevistou um grupo de médicos, e eles não têm dúvida de que o aumento de casos pode ser apenas a ponta do iceberg, pois a situação estaria muito pior do que vem sendo noticiado.

Número de infectados por Covid cresce também no Brasil

Há mais transmissão do que os dados de vigilância epidemiológica indicam, já que há menos gente se testando. Devemos estar atentos aos números, já que o crescimento revela uma grande ameaça“, alertou a epidemiologista Janet Hamilton.

O Brasil também tem registrado um aumento no número de testes positivos. A Abramed – Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, juntamente com o ITpS – Instituto Todos pela Saúde, realizou alguns estudos e os resultados apontam que os casos positivos de Covid-19 vem dobrando nas últimas semanas em relação ao mês de julho.

PUBLICIDADE

Usar máscara volta a ser um conselho dos especialistas

A Abramed revelou que a última semana de julho apresentou uma taxa de testes positivos de 6,3%, e que na segunda semana de agosto a taxa aumentou para 13,8%. Como os exames estão sendo feito em um número bem menor, os médicos acreditam que a situação é gravíssima.

Muitos profissionais da saúde já voltaram a indicar o uso de máscara facial, principalmente em locais com muitas pessoas. A população também está sendo aconselhada a evitar aglomerações, mas isto não é o que se tem visto na prática.