Médica do Samu driblava sistema de controle de ponto usando garrafinha de água, diz coordenador

O programa Fantástico denunciou como os funcionários burlavam o sistema de controle de ponto.

PUBLICIDADE

O programa Fantástico exibiu uma reportagem neste último domingo, 27 de agosto, denunciando irregularidades no cumprimento de escalas dos profissionais do Samu no estado do Rio Grande do Sul. Uma das táticas usadas para enganar o sistema de controle dos médicos foi divulgada durante a matéria feita pela RBS TV,

PUBLICIDADE

Jimmy Herrera, responsável por coordenar o serviço, revelou como os funcionários estavam burlando o sistema. De acordo com o coordenador, uma das médicas envolvidas no caso colocava uma garrafinha de água em cima do teclado do computador. O recurso era feito quando se ausentava do local de trabalho.

A tática permitia que o computador continuasse ligado, não registrando nada no sistema. “Ela deixou uma garrafa em cima do teclado justamente para que ficasse emitindo um número ou uma letra dentro da tela, para que o sistema não caísse, como se alguém estivesse usando o sistema”, relatou Jimmy Herrera.

Denúncia no Fantástico

Após a denúncia de irregularidades, a Secretaria Estadual de Saúde comunicou a abertura de sindicância e auditoria para apurar a situação. Além disso, a SES anunciou que vai implementar novos mecanismos de controle, como o uso de câmeras.

Jimmy Herrera explicou que a tela dos computadores que são usados na central do Samu se desconecta do sistema caso fique mais de 10 minutos sem uso. Por esse motivo, médicos que ficam ausentes por um longo período necessitam dar explicações.

PUBLICIDADE

Medidas

Segundo a apuração realizada na investigação, a cada 100 horas de trabalho, os médicos não cumprem nem 60 horas. Apesar disso, os especialistas estavam recebendo pela carga horária completa. Existem indícios de que os profissionais tinham as faltas irregulares abonadas pela chefia da Central do SAMU. O abono era realizado baseado na justificativa de que existiam problemas na marcação do relógio de ponto.