Fim do mundo está próximo? ONU faz importante alerta a toda humanidade e avisa: ‘Catástrofe global’

Os países não estão reduzindo as armas nucleares, pelo contrário, a quantidade não para de aumentar.

PUBLICIDADE

A ONU – Organização das Nações Unidas, fez um importante alerta nesta terça-feira, diA 29, avisando que o mundo nunca esteve tão próximo de uma catástrofe mundial, já que continua desenvolvendo armas que causam destruição em massa.

PUBLICIDADE

Csaba Kőrösi, presidente da Assembleia Geral da ONU, avisou: “Vemos muitos sinais de que os arsenais e capacidades nucleares estão a crescer, o que é contrário ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Estamos mais perto do que nunca neste século de uma catástrofe global“.

O aviso foi dado durante uma reunião e de acordo com Kőrösi o que tem aumentado o perigo é a competição geopolítica, além da desconfiança entre países e também o crescente número de conflitos armados por todo o mundo.

Guerra na Ucrânia aumenta o risco de uma catástrofe

Ele ainda ressaltou que nesta guerra entre Ucrânia e Rússia, estão sempre surgindo notícias sobre um possível ataque nuclear. Se isto acontecer, as consequências seriam terríveis não só para os dois países, mas toda humanidade.

No último mês de março, a ONU já havia feito um alerta sobre o risco de conflito nuclear, chegando a avisar que agora há uma maior possibilidade de uso das armas de destruição em massa desde a Guerra Fria.

PUBLICIDADE

São milhares de ogivas prontas para serem lançadas

A Nuclear Wapons Ban divulgou um relatório onde revela que desde o início deste ano os países com armas nucleares passaram a contar com 9.576 ogivas e estão todas prontas para serem usadas. Se comparado com 2022, o aumento foi de 136 ogivas.

Esse documento ainda mostra que atualmente o arsenal global é superior a 135 mil bombas de Hiroshima. Se houver uma Guerra mundial e estas ogivas começarem a ser usadas, será uma catástrofe como nunca se viu.