OAB repudia declaração de bispo sobre vocação dos advogados: ‘quem dá mais’

Em nota, a OAB de São Raimundo Nonato repudiou a fala do bispo, afirmando tratar-se de criminalização da profissão.

PUBLICIDADE

Durante uma celebração religiosa realizada na última quarta-feira, 23, como parte dos festejos do padroeiro da cidade de São Raimundo Nonato/PI, um bispo proferiu comentários críticos em relação à profissão de advogado. O evento, que tinha como tema “Vocação: Graça e Missão”, viu o líder religioso questionar publicamente a natureza da vocação dos advogados.

PUBLICIDADE

O bispo declarou: “Profissão é uma vocação. (…) Embora às vezes fique difícil compreender como é que fica a vocação, por exemplo, de advogado. Como é a vocação de advogado? Arrancar bandido da cadeia? Isso é vocação de advogado? Eu acho que advogado deve prezar, acima de tudo, a verdade. É ou não é? Não quem dá mais!”.

A declaração gerou reações imediatas, com a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Raimundo Nonato emitindo uma nota de repúdio, alegando que os comentários do bispo representam uma forma de criminalização da profissão. A OAB ressaltou a importância dos festejos locais na região e como a fala do bispo ganhou notoriedade dada a natureza pública do evento.

A organização também observou que a fala do bispo destaca um problema mais amplo de certos líderes religiosos pregando discórdia em vez de promover valores de amor e acolhimento. A OAB reforçou seu compromisso com os direitos humanos e a defesa das prerrogativas profissionais, enfatizando que a advocacia é uma profissão que requer dignidade, independência, ética, vocação e empatia para servir à justiça, especialmente na área criminal, onde muitos veem a profissão como uma forma de garantir a equidade e a proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos.

PUBLICIDADE

A OAB expressou sua solidariedade à advocacia, especialmente à advocacia criminal, e comprometeu-se a combater tentativas de descredibilização da profissão no futuro.