Falha no resgate e boa notícia: 7 crianças e professor ficam pendurados em teleférico; 270 metros de altura

Três estudantes e o professor ainda não haviam sido retirados do Teleférico na região norte do Paquistão.

PUBLICIDADE

Depois de duas falhas na operação de resgate, as forças do Paquistão triunfaram nesta terça-feira (22) ao libertar quatro crianças que haviam ficado retidas em um teleférico nas regiões setentrionais do país. No momento em que esta notícia era redigida, três crianças e um adulto permaneciam na cabine do teleférico.

PUBLICIDADE

Os incidentes ocorreram no início da manhã no do país asiático (final da noite no horário de Brasília), quando o grupo ficou suspenso a uma altitude de 274 metros devido à ruptura de um dos dois cabos do teleférico. Sete estudantes e professor estavam indo para a escola em região montanhosa.

Resgate retira quatro crianças do teleférico

O esforço de resgate, caracterizado pela alta exposição a riscos em função dos ventos fortes e da instabilidade da cabine, estava em andamento até o fechamento desta reportagem. As autoridades informaram que duas das crianças já resgatadas encontram-se sob observação médica, apresentando condições de saúde favoráveis.

As operações de resgate, conduzidas por militares em helicópteros, experimentaram duas tentativas anteriores. No primeiro esforço, uma das crianças chegou a ser içada, porém, a equipe identificou potenciais riscos para a estabilidade da cabine do teleférico e abortou o resgate,

PUBLICIDADE

Correntes de ar são problema

Uma preocupação constante das equipes de resgate é a possibilidade de que as rápidas correntes de ar geradas pelo helicóptero possam provocar oscilações excessivas na cabine, resultando em desequilíbrio e queda de uma altura de 274 metros – para se ter uma ideia, o maior prédio do Brasil tem 290 metros de altura. A Torre Eiffel tem 300 metros. Às 10h de Brasília, o resgate completou 12 horas.