Mulher doa seu patrimônio à Igreja Universal e se arrepende; ela diz ter sido coagida para ter ‘lugar no céu’

A fiel se desfez de todos os seus bens que foram adquiridos ao longo de anos de trabalho.

PUBLICIDADE

A Justiça de São Paulo negou o recurso interposto pela Igreja Universal do Reino de Deus e determinou que o templo devolva a doação de cerca de 204 mil reais de uma mulher arrependida. A fiel, que é professora da rede estadual de educação, disse no tribunal que cedeu todos os seus bens sob pressão psicológica porque acreditava que somente por meio dessas doações poderia receber a bênção de Deus e garantir seu lugar no céu.

PUBLICIDADE

O defensor público alegou no tribunal que não há medo maior para uma pessoa profundamente religiosa do que estar longe de Deus, e que sua cliente era pressionada pelos bispos e pastores da igreja.

Mulher diz ter sido pressionada pela Igreja Universal

Segundo a professora, ela ingressou na Universal em 1999 em meio a dificuldades pessoais. Os 204 mil reais foram economizados ao longo de 30 anos e foram doados entre dezembro de 2017 e junho de 2018. Ela afirma ter se sentido culpada e precisava provar sua fé por acreditar que se tratava da vontade divina.

Porém, após consultar outras pessoas e assistir a vídeos de líderes religiosos, a mulher se deu conta que sua fé não dependia de sacrifícios financeiros que colocavam sua família em risco. Hoje, a renda da família da professora é de R$ 1.500 por mês.

Igreja nega pressão psicológica

Em sua defesa, a Igreja de Edir Macedo negou ter coagido a mulher, alegando que ela era maior de idade. Assim, a professora tinha plena compreensão sobre o seu comportamento. A Igreja afirmou que as doações foram feitas de forma consciente e voluntária durante os 18 anos em que a mulher fez parte da Universal.

PUBLICIDADE

Mas o que diz a Bíblia?

A Bíblia diz que somos salvos pela graça e mediante a fé em Cristo Jesus, ou seja, não há valor a ser pago, algo que podemos fazer para merecer o Reino dos Céus. “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;. 9 não por obras, para que ninguém se glorie”, diz a Palavra de Deus em Efésios 2.