Pais relatam susto com fato raro em bebê recém-nascida: ‘Ficamos perplexos’

A bebezinha recém-nascida deixou os pais perplexos por nascer com um dentinho.

PUBLICIDADE

Fábio Henrique e Jackeline Martins são pais orgulhosos de uma linda recém-nascida. A pequena Valentina nasceu no Hospital Maternidade de Assis, em São Paulo. Felizes com a chegada da herdeira, o casal teve uma surpresinha com um detalhe diferente na menina. A criança nasceu pesando 2,8 quilos e 48 centímetros.

PUBLICIDADE

Além de esbanjar saúde, a garotinha nasceu com algo diferente da maioria dos recém-nascidos. Valentina já nasceu com um dentinho na parte inferior da boca. Pais pela primeira vez, eles ficaram intrigados com a condição nada comum da filha. O fenômeno é chamado de dente natal e costuma acontecer um a cada três mil partos, conforme informação de especialistas.

Pais falam sobre condição incomum da recém-nascida

“Ficamos perplexos”, disseram os pais da menininha. Eles nunca haviam escutado sobre o fato de crianças nascerem com dente. Por esse motivo, o casal ficou um pouco assustado com a situação. A verdade é que vários fatores podem acabar desencadeando o surgimento do dentinho em recém-nascidos. Entre eles estão distúrbios de formação da dentição, condições hormonais e até mesmo fator hereditário. 

Contudo, segundo Daniela Rios, professora da Faculdade de Odontologia de Bauru, não existe algo especifico para explicar o fenômeno. Existem dois tipos de fenômenos raros relacionados aos dentes em recém-nascidos: os dentes neonatais e os natais.

PUBLICIDADE

Dente natal e neonatal

A profissional explica que o dente natal é aquele que surge na cavidade bucal no momento do nascimento da criança. Já o dente neonatal aparece nas primeiras semanas de vida do recém-nascido. Vale ressaltar que na maioria dos casos, os dentes dos pequenos surgem por volta dos seis meses de vida.

A extração do dentinho somente tem indicação quando existe mobilidade por causa da falta de desenvolvimento da raiz. Neste tipo de situação existe o risco de deglutição ou aspiração do dente. No caso da pequena Valentina, o dente caiu 20 dias após o nascimento.