Divisão dos Lucros do FGTS: quem tem direito ao recebimento e como consultar os valores

A informação do banco afirma que 132 milhões de pessoas vão ter direito ao recebimento.

PUBLICIDADE

A CEF – Caixa Econômica Federal informou neste último domingo, 30 de julho, a conclusão da distribuição do lucro do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. No total, serão distribuídos mais de 12 bilhões de reais. A instituição bancária decidiu antecipar o pagamento que estava previsto para ser finalizado até o final do mês de agosto.

PUBLICIDADE

De acordo com a informação da Caixa Econômica Federal, 217,7 milhões de contas vão receber o crédito. Vale frisar que as contas que serão comtempladas registravam saldo em 31 de dezembro. O banco explicou ainda que 132 milhões de pessoas vão receber o crédito proporcional ao saldo existente na data mencionada anteriormente.

Os valores são referentes aos resultados do último ano em investimentos e aplicações em habitação, saneamento, saúde e infraestrutura. A quantia que vai ser distribuída aos trabalhadores representa 99% do lucro obtido pelo fundo em 2022. A instituição bancária informou que a distribuição dos lucros elevou a rentabilidade do FGTS para 7,09%.

Como fazer a consulta do valor

O valor que vai ser depositado pelo governo é proporcional ao saldo da conta do trabalhador em 31 de dezembro. Isso quer dizer que o dinheiro que vai ser creditado vai variar para cada indivíduo. Para saber quanto você vai receber basta fazer a consulta através do aplicativo do FGTS, segundo informação do banco.

O índice aplicado no cálculo de distribuição foi de 0,02461511. Por exemplo, uma conta que tinha o valor de 10 mil reais vai ter um lucro creditado de R$ 246,15. O aplicativo para fazer a consulta dos valores pode ser baixado nos smartphones Ios e Android através da lojas App Store e Google Play.

PUBLICIDADE

Quem tem direito ao recebimento dos lucros do FGTS?

Segundo informação do governo federal, todas as pessoas que possuam contas ativas ou inativas, que estejam vinculadas ao fundo no ano passado, com saldo no mês de dezembro, vão ter direito ao recebimento dos valores. Vale ressaltar que as regras para saque continuam sendo as mesmas.