Kevin Mitnick: quem foi o homem que se tornou um dos lendários hackers do mundo

O americano chegou a entrar para a lista dos nomes mais procurados pela polícia.

PUBLICIDADE

Kevin Mitnick, um dos hackers mais famosos no mundo inteiro, faleceu na última semana. Ele já foi considerado um dos homens mais procurados dos Estados Unidos nas décadas de 80 e 90. Vale ressaltar que nessa época o mundo digital ainda estava em desenvolvimento e não tinha muitos ataques como nos dias atuais.

PUBLICIDADE

O americano morreu no dia 16 de julho, aos 59 anos de idade. Ele perdeu a luta contra o câncer no pâncreas. Durante sua trajetória no mundo hacker, ele foi de fora da lei a vira-casaca. Em 1995, ele foi preso pelo FBI (polícia federal dos Estados Unidos), sendo solto no ano de 2000. Mitnick.

Após passar alguns anos na prisão, ele começou uma nova carreira dando palestras e fazendo consultoria para empresas. Inclusive, ajudou a evitar ataques de hacker reforçando os sistemas de segurança. A sua história de vida serviu de inspiração para o filme Caçada Virtual, que foi lançado no ano 2000.

Quem foi Kevin Mitnick?

Mitnick deu início a sua trajetória como hacker na década de 1980. No começo, ele fazia apenas invasões consideradas ofensivas. Uma das primeiras aconteceu quando tinha 12 anos. O objetivo era burlar o sistema de transporte para não pagar passagem. Quando já era um adolescente no final dos anos 80, ele conseguiu acessar um sistema operacional.

Kevin foi acusado de ter roubado a quantia de 1 milhão de dólares de uma propriedade intelectual da área de software. Por esse motivo, ele acabou cumprindo pena de um ano na prisão e mais três em liberdade condicional. Contudo, Mitnick violou os termos da condição depois de hackear os computadores de uma operadora americana em 1992.

PUBLICIDADE

Homem mais procurado do mundo

Após esse episódio, a polícia dos Estados Unidos começou uma verdadeira caça ao hacker. A fuga durou cerca de 2,5 anos e nesse período, ele clonou diversos números de celular para esconder a localização. Foi quando entrou para a lista dos mais procurados dos Estados Unidos. O homem revelou que o objetivo não era obter ganhos, mas sim mostrar que era capaz de fazer as invasões.