Padre é preso no interior de PE após acusação de suposto estupro e mulher se pronuncia

Sacerdote já estava afastado de suas atividades desde maio deste ano, após caso vir à tona.

PUBLICIDADE

A Polícia Civil de Arcoverde, em Pernambucano, prendeu na manhã de hoje (14) o padre Airton Freira, integrante da Fundação Terra. O religioso é acusado de envolvimento em suposto caso de estupro no município do Sertão do estado. Ele estava afastado das atividades eclesiásticas desde maio, quando o caso veio à tona. 

PUBLICIDADE

Segundo informações da Polícia Civil, será concedido uma entrevista coletiva para trazer detalhes sobre a detenção preventiva de Airton Freire. A acusação é movida pela personal stylist Silvia Tavares de Souza. Ela disse ser vítima de um estupro, em agosto do ano passado, que o religioso estaria envolvido. 

Sigilo total

O caso segue em segredo de Justiça pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco, em paralelo com a Polícia Civil. A denúncia foi feita em dezembro de 2022. No final de maio, o padre Airton Freire foi afastado das atividades pela Diocese de Pesqueira, responsável por responder pela paróquia de Arcoverde. 

Em entrevista recente ao telejornal NE1, Silvia detalhou sua versão sobre o caso, e se disse surpresa com a suposta ligação do religioso. “Para mim, ele era um santo”, afirmou a acusante.

Acusação contra o padre 

Segundo a acusante, o crime de estupro teria sido praticado com ordem do religioso. O sacerdote teria acionado o seu motorista, Jailson Leonardo da Silva, de 46 anos. Airton Freire, por sua vez, nega veementemente as acusações. 

PUBLICIDADE

Os advogados do religioso emitiram uma nota dizendo que há uma grande surpresa no pedido de prisão preventiva, alegando que a ação vai à contramão das condições previstas em lei. Os representantes irão entrar com um pedido de habeas corpus, destacando que o religioso tem 67 anos e sofre com problemas de saúde.