Luís Roberto Barroso fala demais e pode pagar com impeachment; ministro do STF já foi alvo de pedidos

Barroso participou de evento da UNE e declarou que o bolsonarismo foi vencido.

PUBLICIDADE

O ministro Luís Roberto Barroso causou polêmica por dar declaração contra Jair Bolsonaro durante evento na UNE. “Nós derrotamos o bolsonarismo”, disse Barroso. A declaração dada por Barroso repercutiu negativamente nas redes sociais e ele passou a ser muito criticado.

PUBLICIDADE

A declaração do ministro coloca em xeque, por exemplo, a isenção de seus votos no STF. Depois da declaração, o presidente do senado Rodrigo Pacheco falou em possibilidade de impeachment de Barroso, caso não houvesse pedido de desculpas.

Barroso já foi alvo de outros pedidos de impeachment

Luís Roberto Barroso já teve pedidos de impeachment protocolados no Senado Federal. Os senadores, que são responsáveis por sabatinar os postulantes a cargo no STF, também são responsáveis pela análise dos pedidos dos impeachments. 

Em dezembro de 2016, pedido de impeachment de Barroso foi protocolado no Senado, após ministro conceder habeas corpus a três pessoas acusadas pelo crime de aborto. Em novembro de 2022, um outro pedido contra Barroso foi protocolado. Depois das declarações dadas na quarta-feira (12), Barroso deve ser alvo de novo pedido feito por parlamentares da oposição.

Barroso se defende

Após causar polêmica com declaração sobre derrota do bolsonarismo, Luís Roberto Barroso se defendeu e declarou que não quis ofender 58 milhões de eleitores. Jair Bolsonaro foi derrotado no segundo turno da eleição presidencial do ano passado. Lula recebeu 60 milhões de votos e conseguiu se eleger para o terceiro mandato. Barroso pode ficar no STF até 2033, mas já falou que pode se aposentar em 2025.

PUBLICIDADE