Tarcísio reage a decisão de Lula e anuncia próprio programa de escolas cívico-militares no estado de SP

Tarcísio reage a decisão de Lula e anuncia próprio programa de escolas cívico militares no estado de SP

PUBLICIDADE

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do partido Republicano, anunciou na noite da última quarta-feira (12) que criará seu próprio programa de escola cívico militar e ampliará o número de unidades.

PUBLICIDADE

O anúncio Tarcísio foi feito na contramão de uma decisão do Governo Federal, em que o presidente Lula disse que vai encerrar o programa de escolas cívico-militares no Brasil.

Programa foi criado por Bolsonaro

O programa de Escolas Civis-Militar, foi criado em 2019 durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, onde transformou algumas escolas públicas em um modelo civil-militar. O formato propõe que os educadores civis seriam responsáveis ​​pela parte instrucional, enquanto a administração seria entregue aos militares.

Desde a criação do programa, cerca de 200 escolas adotaram o formato até 2022, segundo dados divulgados pelo MEC no site do programa. Segundo o último censo escolar feito no país, existem 178,3 mil escolas públicas em território brasileiro.

Em sua conta no Twitter, Tarcísio disse que estudou escola militar e por isso entende a importância de se ter um ensinamento de qualidade para os jovens. O governador anunciou a edição de um decreto que visa regulamentar um programa de colégios cívico-militares próprio do estado de SP.

PUBLICIDADE

Governo Lula desmobiliza Forças Armadas das escolas

De acordo com uma carta do Governo Lula enviada aos secretários de cada estado do Brasil, os militares das Forças Armadas vão ser desmobilizados das escolas e vão ser tomadas gradualmente medidas para que o ano lectivo termine normalmente.