Vídeo mostra rastros do ciclone devastador que atinge o Brasil

Moradores fizeram vídeos do momento em que fortes rajadas de vento atingiram Santa Catarina.

PUBLICIDADE

O ciclone extratropical, que se formou na costa sul do Brasil, está causando estragos em várias cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O fenômeno tem provocado fortes pancadas de chuva e granizo.

PUBLICIDADE

Em algumas cidades já houve registros da destruição, como em Nova Candelária, no Rio Grande do Sul, onde a intensidade do vento provocou o desabamento de um galpão. A previsão é que as rajadas de vento cheguem até 100 km por hora.

Moradores registram ciclone

Em Santa Catarina, vídeos registrados por moradores mostram a força de rajadas de ventos. Em Chapecó, um motociclista foi arrastado pela ventania ao tentar trafegar pela pista. Alguns motoristas procuraram refúgio em um posto de combustível.

PUBLICIDADE

Durante o início da manhã de quarta-feira (11), uma chuva de granizo foi registrada em cidades gaúchas, como Vale do Rio Pardo, Sobradinho e Vera Cruz, Encantado, Dilermando de Aguiar e Vale do Taquari. No município de Vera Cruz, cerca de 3 mil residências foram atingidas pelo granizo. A prefeitura da cidade abriu o ginásio para abrigar famílias. As pedras de granizo eram quase do tamanho de um ovo de galinha.

A prefeitura de Vera Cruz também disponibilizou lonas para a população, no entanto, o estoque com 600 lonas se esgotou rapidamente. O município pediu doações, principalmente de colchões e produtos de limpeza.

Como um ciclone extratropical é formado?

O fenômeno meteorológico que passa por alguns estados do Sul do Brasil, o ciclone extratropical, é formado em uma área de baixa pressão atmosférica, onde os ventos giram em círculos. Quanto mais baixa for a pressão do ar, mais forte serão os ventos causados.