Inmet decreta alerta vermelho para o Brasil por causa de ciclone e avisa sobre ‘grande perigo’

O instituto alertou sobre os perigos do ciclone na região sul do país.

PUBLICIDADE

O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – decretou alerta vermelho para região sul do Brasil. A chegada de um ciclone extratropical é o responsável pela preocupação. O fenômeno vai atingir o Rio Grande do sul e Santa Catarina, causando vendaval e tempestades intensas. A meteorologista e coordenadora do instituto, Marcia Seabra, disse que a região metropolitana de Porto Alegre pode ter ventos chegando a 110km/h.

PUBLICIDADE

A recomendação é que a população que pode ser atingida se cadastre no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil. É necessário encaminhar uma mensagem de texto com o CEP da residência para o número 40199. As mensagens com, alertas e orientações, são encaminhadas às pessoas cadastradas, ajudando em caso de ocorrências graves, que podem gerar danos à população.

Tempo severo entre Brasil, Argentina e Paraguai

O principal risco é de vendavais e fenômenos isolados severos, como tornados ou correntes de ventos violentas. O cenário tem um pouco de semelhança com o ciclone bomba, de junho de 2020. Conforme o MetSul, as condições para rajadas de ventos consideradas extremamente fortes continuem nesta quinta-feira, 13 de julho. Contudo, as chuvas devem diminuir, pois o ciclone começa a se afastar de forma gradual.

Ressaca do mar

O nome é dado ao movimento anormal das ondas, que faz com que o mar fique elevado acima da costa, é Ressaca do mar. Essas ondas grandes causam inundações, pois os ventos intensos aumentam o nível do oceano. Eventos climáticos adversos sãos os responsáveis pela incidência da ressaca. A marinha brasileira enviou uma nota à imprensa solicitando que os navegantes consultem as condições meteorológicas antes de embarcar.

Ciclone extratropical: o que é?

Trata-se de um fenômeno da natureza que representa um sistema rotativo de tempestades e nuvens originado em águas subtropicais e tropicais. Dependendo da intensidade os ciclones podem causar grandes estragos. Ele é classificado em três tipos: tropical, subtropical e extratropical.

PUBLICIDADE