Criança com tosse crônica é levada ao hospital e médicos fazem descoberta impactante; caso serve de alerta

A criança estava tossindo há vários dias e equipe médica detectou corpo estranho em exame.

PUBLICIDADE

A tosse persistente é um sinal de alerta para que alguma coisa pode não estar bem no organismo. O sintoma acendeu o alerta da família do pequeno paciente de sete anos. A equipe médica que fez o atendimento da criança fez uma descoberta surpreendente. O caso aconteceu com o garotinho morador de Encarnación, no Paraguai.

PUBLICIDADE

O caso foi compartilhado pela própria instituição médica através da rede social. O Hospital Regional de Encarnación publicou a informação no dia 28 de junho. No post, a unidade relatou que a criança chegou ao local apresentando uma tosse crônica que já durava 20 dias. Após passar por uma avaliação médica por meio da broncoscopia, os profissionais detectaram o que estava provocando a condição.

Médicos encontram corpo estranho

O exame diagnosticou que havia um objeto bloqueando as vias áreas da criança. Inicialmente, os profissionais não tinham noção do que poderia ser o corpo estranho. Somente depois da realização de uma intervenção médica os médicos viram que se tratava de uma pasta de dente. O pequeno paciente acabou engolindo a tampinha do creme dental.

Vale ressaltar que as tampas de creme dental oferecem risco aos pequenos. Objetos pequenos como esse podem ser facilmente engolidas pelas crianças de forma acidental. Isso pode levar ao bloqueio das vias aéreas culminando na asfixia. Conforme informação do Hospital Infantil da Filadélfia, moedas e brinquedos estão entre os objetos mais engolidos pelas crianças.

Caso serve de alerta aos pais e responsáveis por crianças

A situação que ocorreu com o pequeno paciente paraguaio serve de alerta aos pais. Infelizmente, acidentes domésticos desse tipo podem levar uma criança a óbito. As baterias estão entre os objetos que tem maior risco ao serem engolidos pelos pequenos. Elas podem acabar provocando queimaduras químicas dentro do organismo.

PUBLICIDADE

Já objetos pontiagudos podem possivelmente causar perfuração no trato digestivo. Felizmente, o caso do Paraguai teve um desfecho feliz, pois foi possível retirar o corpo estranho se intercorrências. A criança passou pelo procedimento e segue em boa recuperação.