O que significa e qual é a real função de um depositário?

Segundo a RM Depositário, o depósito serve para guardar e preservar bens ou coisas penhoradas ou arrecadadas pela Justiça.

PUBLICIDADE

Nos últimos anos, devido à pandemia que gerou uma crise econômica mundial, ocorreram uma série de falências em massa que afetou grande parte das empresas do país. Nesse processo de crise, as empresas acabaram sendo punidas judicialmente com apreensão, precedido de venda ou não. Com isso, surgem os depositários, como uma solução para esse processo de modo a solucionar o problema.

PUBLICIDADE

De acordo com a empresa RM Depositário, o conceito depositário é aquele que recebe e guarda bens ou coisas penhoradas ou arrecadadas pela Justiça. E essa ideia é mantida no Código de Processo Civil, mais especificamente nos artigos 159 e 161.

Nesses tópicos, fica entendido que o depositário é nomeado pelo juiz para cuidar e preservar determinados bens arrecadados pela justiça, sendo remunerado por isso, onde o valor varia de acordo com alguns detalhes como o material a ser guardado, a dificuldade de guardá-lo e o tempo do serviço.

Nesse âmbito, destaca-se a RM Depositário, empresa com mais de 25 anos no mercado, atuando em São Paulo e sendo uma das maiores da região. A empresa não se limita apenas ao depositário, como também a remoção e guarda de bens em depósito próprio, além da imissão e reintegração de posse. Sendo considerado um fiel depositário, é uma empresa que auxilia advogados e o sistema judiciário como um todo. 

Não se limitando apenas à área de depositário, a RM atua auxiliando na remoção de bens e no processo de armazenamento, além de assessoria de leilões e negócios imobiliários. Sendo assim, a empresa se encontra presente em todo um ramo do mercado judicial, podendo acompanhar o consumidor do início até o final de todo o processo, de modo a fornecer segurança e qualidade em todo o caminho que o bem irá transcorrer.

PUBLICIDADE