Erica Belon expõe a importância do Plano de Desenvolvimento Individual para a empresa

Saiba detalhes sobre o plano de desenvolvimento individual empresarial e descubra o seu papel no âmbito corporativo.

PUBLICIDADE

Para se ter uma equipe de alta performance, é necessário desenvolver essas pessoas para que estejam aptas ao trabalho que a empresa priorizar. O PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), é uma ferramenta indispensável para as empresas que buscam cada vez mais adquirir credibilidade e aumentar o patamar, impulsionando o crescimento da equipe e o nível de competitividade dentro do mercado.

PUBLICIDADE

Para o negócio desenvolver, é preciso que pessoas da equipe sejam a peça-chave, para isso, a empresa precisa de um método que seja capaz de desenvolver essas pessoas de acordo com as ambições e necessidades do negócio. O PDI serve como um planejamento para a qualificação do profissional para a sua trajetória na empresa.

Segundo Erica Belon, especialista em neurociência e gestão de pessoas, essa ferramenta vai além de treinamentos supervisionados. “Essa ferramenta de gestão de pessoas visa o desenvolvimento de competências para os profissionais que enfrentam os desafios em diferentes momentos da organização”, comenta.

Para criar um PDI de qualidade, é preciso pensar nos seguintes propósitos: o objetivo do planejamento deve estar alinhado aos objetivos da empresa, em curto, médio e a longo prazo. Os objetivos devem ser desdobrados em metas, por exemplo: meu funcionário será promovido à gerente, ele terá várias metas cumpridas, desde habilidade sociais, até técnicas, mentorias e cursos? Além de tudo isso e, não menos importante, precisa-se ter um prazo. Em quanto tempo as metas da empresa serão cumpridas?”, explica a autora do Best Seller 8 Pilares da Liderança de Cristo.

Para a neurocientista, criar um PDI é o que irá motivar os funcionários. “Muitas pessoas perguntam o porquê de criar um PDI, aqui vai alguns motivos: seus funcionários terão motivação, transparência em sua empresa, crescimento profissional e aumento no nível do seu negócio, competitividade, reconhecimento dentro do mercado, retenção de colaboradores, entre outros benefícios de um bom planejamento de gestão”, justifica.

PUBLICIDADE

A doutora ainda finaliza que, se deseja desenvolver novas lideranças e o crescimento interno de profissionais, o PDI é fundamental. Com ele, a empresa é capaz de direcionar a evolução dos colaboradores escolhidos para que eles possam desempenhar exatamente a função a qual ele foi direcionado.