Ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível: após maioria no TSE, notícia repercute pelo mundo

Tribunal Superior Eleitoral formou maioria para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos.

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (30), o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), se tornou inelegível na política por oito anos. Após o Tribunal Superior Eleitoral formar maioria na votação, a notícia repercutiu pelo mundo.

PUBLICIDADE

Um dos assuntos nos Estados Unidos foi publicado pelo Washington Post, classificando o brasileiro como o “Trump dos Trópicos”. O jornal apontou que Bolsonaro repetiu em terras brasileiras o mesmo que Donald Trump fez no país norte-americano. Foi citado, sobretudo, a disseminação de notícias falsas – a famigerada fake news – assim como teorias de conspiração, e não credulidade do processo eleitoral.

Bolsonaro inelegível repercute no mundo

Também nos Estados Unidos, o New York Post colocou que o TSE retirou um dos principais candidatos na próxima disputa nas eleições, com um golpe no movimento da extrema-direita. Al Jazeera, CNN e BBC apontaram que Bolsonaro até pode recorrer dessa decisão, contudo, advogados entrevistados pelo portal UOL, asseguram que a decisão é dificilmente revertida.

Os esforços de Bolsonaro para semear dúvidas sobre as eleições de 2022 agora colocam em risco seu futuro político”, escreveu o Bloomberg. O The Guardian pontuou que a marginalização de Bolsonaro provocou algumas especulações sobre os possíveis “herdeiros” dos 58 milhões de votos, que recebeu em 2022.

TSE tem maioria para condenar Bolsonaro inelegível

O julgamento sobre a inelegibilidade de Jair Bolsonaro começou na última semana, chegando ao placar de 4 x 1 nesta sexta-feira. Diante disso, foi formada a maioria para condená-lo por abuso de poder, assegurando que fique inelegível até 2030.

PUBLICIDADE